Após uma série de vazamentos que incluíam imagens in-game e até mesmo o próprio trailer de Grand Theft Auto VI, que Rockstar Games planejava liberar nesta terça-feira, a produtora de um dos jogos mais aguardados da história decidiu mitigar os impactos lançando o vídeo completo antecipadamente em seu canal no YouTube.
+ The Last of Us Part II Remastered é oficialmente anunciado
Se você ainda é uma das únicas duas pessoas do planeta que ainda não assistiram ao vídeo que quebrou o recorde de visualizações em menos de 24 horas no YouTube, com 75 milhões de views, confira abaixo antes de discutirmos mais sobre o que podemos esperar de um dos maiores lançamento de 2025.
O que esperar de Grand Theft Auto VI?
Para começar, precisamos entender que vazamentos sobre o próximo GTA não acontecem de hoje. Em uma rápida pesquisa no Google encontrei matérias de 2015 que especulavam algumas “supostas” informações internas da Rockstar sobre a possibilidade de haver a primeira protagonista feminina da série e um mapa gigantesco que agruparia todas as cidades apresentadas nos games anteriores.
O ambicioso projeto, na época, era cogitado para ser lançado em 2018, mas, obviamente, essa data se mostrou extremamente precipitada, considerando os planos megalomaníacos da desenvolvedora.
Voltando para 2023, finalmente tivemos o lançamento do primeiro trailer oficial e, com ele, recebemos a confirmação de algumas informações importantes sobre mudanças, adições, aperfeiçoamentos e, como não podia faltar, umas boas (e leves) polêmicas de Grand Theft Auto VI.
A primeira coisa que devemos falar é que o game irá se passar em Vice City (cidade inspirada em Miami), localizada no fictício estado de Leonida (inspirado na Flórida), que está de volta à franquia com uma cara bem diferente – maior e com muito mais coisas acontecendo ao mesmo tempo. Algo que é perceptível quando se compara a densidade de objetos e pessoas na praia de cada jogo.
Sendo Vice City inspirada em Miami é certo que temos muitos elementos característicos dessa cidade americana, como diversas praias, festas noturnas e, até mesmo, a presença de vida animal selvagem em áreas metropolitanas. Inclusive, em um certo momento do vídeo, é possível ver um funcionário do controle de animais retirando um aligátor de uma piscina (logo depois do animal invadir uma loja de departamento).
E tudo indica que esses perigos devem permear todo o mapa, já que podemos ver vários lugares diferentes no trailer. Além dos centros urbanos, devemos visitar áreas rurais, vilarejos, pântanos e as ilhas que cercam a cidade. Portanto, a vida animal promete ser bem rica.
Outro ponto que vale destaque é que há menção a um distrito chamado Hamlet no final do trailer. Um recente rumor sobre o mapa do jogo havia levantado a hipótese de visitarmos outras cidades como Port Gellhorn, Yorktown, Ambrósia e a própria Homestead, conhecida como Hamlet. Tudo indica que essas serão as outras cidades que compõe o Leonida.
Também podemos ver muitas cenas onde a interação social se mostra presente. Já podemos deduzir que as redes sociais de GTA estão de volta, mas agora devem ser ainda mais relevantes na narrativa ou mesmo para desenvolver as relações entre os personagens.
Isso faz bastante sentido com a ambientação de Vice City, claro, mas também vai de encontro com o que disse Sam Houser, presidente da Rockstar, em um comunicado para a imprensa:
“Grand Theft Auto VI continua nossos esforços para ultrapassar os limites do que é possível em experiências de mundo aberto altamente envolventes e baseadas em histórias […] Estamos entusiasmados por poder compartilhar esta nova visão com jogadores de todo o mundo.”
– Sam Houser, Presidente da Rockstar Games.
É através dessas cenas em que mostram os noticiários e redes sociais que podemos ver como a desenvolvedora abraçou o meme Florida Man para estereotipar as figuras dessas cidades repletas de loucuras.
Idosos armados, sua própria versão do Coringa da Florida, gente pelada correndo na rua, mulheres rebolando sobre carros em alta velocidade parecem ser coisas normais para os moradores de Vice City, e apenas algumas das diversas referências ao mundo real que teremos no jogo.
The GTA VI trailer references some very real (and strange) Florida moments. pic.twitter.com/mOnq0zbCcR
— IGN (@IGN) December 5, 2023
Em relação as alterações que tivemos ao longo dos anos, talvez uma das principais diferenças que tivemos para os primeiros vazamentos estejam ligados aos protagonistas.
Começando pela sua aparência de ambos que destoam bastante daquilo que foi visto em alguns supostos vazamentos de uma build antiga do game. Os vídeos não se confirmaram serem verídicos, mas quando a Rockstar começou a derrubá-los por violação de direitos autorais, deu a entender que eram sim versões jogáveis de Grand Theft Auto VI.
+ Leia também: Alan Wake 2 terá expansões gratuitas nos próximos meses
A outra mudança significativa estaria relacionada a relação dos personagens Lucia e Jason. A princípio seriam gêmeos que se separavam após o assassinato de seus pais, que seria contado em um prólogo.
Agora temos um casal de criminosos que se separam após a prisão de Lucia, mas que voltam a cometer crimes quando ela, supostamente, sai em condicional (o que é reforçado pela ideia da personagem estar de tornozeleira no poste do jogo). Sendo assim, a história seria algo mais próximo de um Bonnie e Clyde.
O trailer ainda conta com diversos easter-eggs na música escolhida como trilha, o Cheetah que aparece na frente do Ocean View Hotel, entre outros. Mas, assim como a “nova física dos cabelos” de personagens, são detalhes mais sutis que não fazem tanto sentido se aprofundar no momento. Afinal, Grand Theft Auto VI será lançado em 2025 para PlayStation 5 e Xbox Series X/S, ainda sem previsão de data.
Assim como foi com GTA V, a versão de PC não foi confirmada, por enquanto. É possível que o port seja feito no ano seguinte – em 2026.
Então, segurem os ânimos, controlem as expectativas e não caíam em tudo quanto é teoria maluca que aparecer no YouTube nos próximos meses. Ainda vamos ter muita coisa de GTA VI sendo divulgada oficialmente até o seu lançamento.