Neste domingo (04) a editora Pipoca e Nanquim finalmente abriu a pré-venda para a tão aguardada coleção de Blueberry, de Jean-Michel Charlier e Jean Giraud – mais conhecido hoje em dia como Moebius.
Leia mais: Edição definitiva em cores da Trilogia Gatilho é oficialmente anunciada
Depois da revelação oficial em fevereiro, a chegada do material franco-belga vinha sendo esperada com muita ansiedade pelos fãs do gênero Western que nunca tiveram a publicação completa aqui no Brasil, uma vez que nenhuma das versões anteriores havia conseguido compilar todos os volumes da obra.
Agora, 60 anos depois da sua estreia na revista francesa Pilote, os brasileiros vão poder ler e guardar a série completa em edições luxuosas, repletas de extras, reunindo publicações de 1963 até 2005.
No total, serão quatro encadernados, sendo dois deles publicados ainda em 2023 e os outros dois em 2024. A coleção em si, por sua vez, será baseada na versão francesa da editora Dargaud, que transformou os 29 álbuns clássicos em nove edições integrais. Entretanto, a Pipoca e Nanquim decidiu encurtar ainda mais as publicações agrupando 3 edições integrais no primeiro volume e 2 integrais nos volumes seguintes.
Para quem ainda não conhece, Blueberry acompanha a história de Tenente da Cavalaria dos Estados Unidos, Mike Steve Donovan (mais conhecido como Blueberry) em seu serviço militar para o exercito norte-americano em uma região marcada por inúmeras guerras e conflitos recorrentes entre o homem branco e indígenas, durante a expansão do Oeste que começou após a Guerra de Secessão, em 1865.
Apesar de ter muitos elementos das clássicas HQs de faroeste, Blueberry se destaca, entre outros fatores, pela representação do seu protagonista que, ao mesmo tempo que consegue trabalhar o tropo narrativo de “gatilho mais rápido do Oeste”, ser honrado e justo em tudo o que faz, é aquele cara mal-encarado que vive bebendo e arrumando confusão. Tudo isso calcado em eventos reais, com uma mensagem abertamente antimilitarista e anticolonialista, diferente de muitas outras obras do gênero.
Leia mais: Pipoca e Nanquim anuncia Dan Brand e Outros Clássicos
A coleção de Blueberry chega para robustecer ainda mais o catálogo de western da editora Pipoca e Nanquim que já conta com títulos como Dan Brand e Outros Clássicos, a Trilogia Gatilho e seu faroeste mais recente, O Procurador, de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro.
No vídeo de anuncio da editora, a equipe ainda confirmou interesse em publicar as séries posteriores ao material original, Juventude de Blueberry e Marshall Blueberry, mas afirmaram que não há nada certo até o momento.
Por sua vez, Blueberry é real e estará entre nós, em breve!
Com previsão de lançamento no dia 30 de junho, o primeiro dos quatro volumes da edição definitiva de Blueberry, com 484 páginas, está com o preço de capa de R$ 239,90. Mas com o habitual desconto de 30% na pré-venda oferecido pela Pipoca e Nanquim, pode ser garantido agora mesmo por R$ 167,90, no site da Amazon.