No final de fevereiro, uma grande polêmica ganhou força na internet após surgirem rumores de que a Amazon encerraria o suporte de seu e-reader ao formato EPUB – padrão adotado pela Fórum Internacional de Publicação Digital, em 2007, com o objetivo de entregar textos mais flexíveis, fluidos e otimizados para diferentes tipos de dispositivos, sendo, justamente por esse motivo, um dos dispositivos preferidos pelas comunidades de leitores do mundo todo.
O Kindle, aparelho há anos consolidado como um dos principais leitores de livros digitais do mercado, tem o diferencial de oferecer oficialmente o suporte para diversos formatos de arquivo. Entretanto, tudo indica que a fabricante está com planos para mudar essa característica tão amada.
Antes de falarmos sobre a situação do .EPUB em si, precisamos lembrar que, recentemente, a Amazon já descontinuou o suporte a outro formato. Os arquivos .MOBI deixaram de ser aceitos em setembro de 2022, justamente quando o EPUB passou a ter o apoio. Segundo a empresa, na época, a ideia era “otimizar a experiência dos consumidores“ e encerrar o suporte ao arquivo considerado mais antigo, que não oferecia compatibilidade aos recursos mais atuais do Kindle.
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Teoricamente, a mudança para os leitores foi mínima, pois a Amazon era detentora do formato MOBI desde 2005 e sempre vinha fazendo alterações no padrão do arquivo, buscando melhorar sua capacidade de entrega. Porém, em um determinado momento, as regras de compilação dos arquivos estavam tão complexas e restritivas que não faziam sentido mais mantê-las. O leitor conseguia uma boa experiência ao acessar esses arquivos, mas os editores precisavam lidar com especificidades cada vez mais chatas. Com isso, a solução da empresa foi adotar o formato tradicional de mercado (EPUB) como sua principal opção ao MOBI.
Vale ressaltar que esse formato já vinha sendo utilizado por diversas editoras na comercialização online de seus livros digitais. Então era até mais simples se adequar ao que estava rolando do que criar algo novo.
Como não faz muita diferença e nem entendo tão bem sobre o tema, vou evitar me alongar nesse comparativo técnico de cada formato. Aqui, o importante é sabermos que, em 2022, a Amazon fez a troca do suporte de MOBI para EPUB e também aproveitou para tornar a extensão .AZW3 como padrão em seus dispositivos e aplicativo. Agora, dois anos depois, esse assunto de encerrar o suporte voltou a tona com a possibilidade de um possível fim de ciclo para o EPUB também.
Fim do suporte e problemas com o envio de EPUB
Se por um lado tivemos a própria Amazon se posicionando contra os rumores a respeito do encerramento de suporte ao EPUB e PDF nos dispositivos e aplicativo Kindle, por outro tivemos clientes relatando inúmeros problemas em enviar seus arquivos para a biblioteca. Eu mesmo estou sem conseguir enviar meus livros para o Kindle desde fevereiro – recebendo sempre a mesma mensagem de erro no e-mail após uma nova tentativa.
Para confirmar que o problema não estava no meu dispositivo ou na versão do aplicativo que estava usando (mesmo que estivesse na mais recente), testei todas as formas de envio de e-books para o Kindle. No caso do envio pelo e-mail, sem conversão, a mensagem de erro aparece como resposta poucos segundos depois do envio. Pelo Sendo to Kindle, o retorno demora um pouco mais, mas o aviso se mantém o mesmo.
Ao tentar enviar direto pelo aplicativo, usando a própria memória interna do iPhone, também recebi o e-mail de erro, e quando tentei copiar os arquivos diretamente para o Kindle através do cabo USB, nem chegaram a aparecer no leitor.
O meu Kindle é o da 10ª geração, mas também testei em um de 11ª e o erro permanece. Vale ressaltar que, mesmo que o problema estivesse na versão do aparelho, o livro deveria aparecer no app da Amazon, o que não tem acontecido.
E para tirar a prova final, tenho acompanhado há algumas semanas postagens no Twitter onde outros clientes afirmam estar sofrendo com o mesmo erro. Algumas pessoas até comentaram que conseguiram subir os arquivos pelo e-mail depois de muitas tentativas. Contudo, a grande maioria não está tendo a mesma sorte.
aparetemente deu bug na amazon e nenhum kindle tá recebendo epub
vocês conseguem enviar aquivo epub? eu preciso saber pic.twitter.com/6CRr9UIxXg
— lucas (@remusbixinha) April 12, 2024
O EPUB já era no Kindle?
Assim como o usuário do Twitter acima, tentei entrar em contado com a Amazon para entender o que estava acontecendo e se, de fato, estamos lidando com uma nova mudança no suporte.
A resposta que tive foi a mesma. Segundo o atendimento brasileiro, está rolando uma instabilidade geral nos serviços da Amazon e todos os usuários do Kindle (dispositivo e app) estão tendo o mesmo problema. Apesar de saberem sobre o bug, não estão trabalhando com um prazo para correção – em outras palavras, ninguém sabe quando teremos a funcionalidade de volta.
Até lá, o atendimento humano está sugerindo que os leitores convertam seus arquivos para PDF ou utilizem a função de converter automaticamente pelo e-mail. Dessa forma, arquivos EPUB podem ser abertos como AZW3, assim que são enviados ao Kindle, e ficam disponíveis para serem acessados pelo aplicativo também.
Esse problema indica que estamos prestes a ver a Amazon encerrando o suporte ao EPUB? Não necessariamente. É claro que ter essa funcionalidade inativa por quase dois meses é um alerta, mas não temos nenhuma confirmação oficial sobre esses planos.
Visto que a Amazon comunicou com meses de antecedência o fim do suporte a outros formatos, podemos esperar que o mesmo aconteça, caso o problema não venha ser corrigido. Portanto, minha sugestão é que fique de olho em seu e-mail e siga o Ler ou Não Ler nas redes sociais para ser avisado sobre qualquer novidade.
Além disso, você pode acessar ao site oficial da empresa para ver todas as extensões que ainda podem ser usadas como opções até que o EPUB retorne.