Após um excelente resultado em sua campanha de arrecadação online, a versão estendida inédita de Drácula, de Bram Stroker, conhecida como Poderes das trevas (ou Mörkrets Makter, do sueco) será publicada no Brasil.
O livro que foi publicado pela primeira vez como folhetim no jornal sueco Dagen, entre 1899 e 1900, apresentado como uma tradução do clássico inglês de 1897, tem como diferencial uma expansão e uma transfiguração do romance original, desconhecidas até então.
A tradução assinada por um misterioso “A–e”, pois não se sabe sua real identidade até hoje, não fez tanto alarde quando foi lançada – e nem mesmo nos anos posteriores, quando Drácula já se consolidava como um dos grandes clássicos do horror gótico.
Entretanto, em uma recente descoberta feita por meio de estudos linguísticos, que revelou que seria improvável que o texto não tivesse sido escrito junto ao material original, devido as evidencia deixadas em uma tradução, fez com que a obra voltasse aos holofotes.
A compilação desse material com alguns outros extras foi publicada na Suécia em 2017 e, graças a uma parceria entre as editoras Ex Machina (@editora_ex_machina) e Sebo Clepsidra (@seboclepsidra), além das centenas de leitores que contribuíram para o financiamento coletivo, também deve chegar ao Brasil em março de 2022.
Por aqui, o material será publicado em uma edição de luxo e vai contar com o texto integral, as ilustrações originais do livro, a introdução sueca feita pelo editor Rickard Berghorn, índice onomástico e temático, notas da edição original, notas da edição sueca de 2017 e notas exclusivas para a edição brasileira.
As anotações feitas pelo autor que acabaram ficando de fora da versão inglesa também estão presentes nessa versão “definitiva” do clássico, que tem o dobro da extensão do “Drácula” de 1897, com cenas e personagens extras, mais erotismo, implicações políticas e sociais, como motivações protofascistas do vampiro “vilão”, Mavros Draculitz.
O projeto grandioso, que também conta com a participação das editoras nórdicas Sagarana Forlag (Islândia) e Aleph Bokförlag (Suécia) será traduzido diretamente do sueco por Luciano Dutra e ainda pode ser reservada em sua página no Catarse, a partir de R$ 98 em sua edição mais básica, com o livro “Poderes das Trevas” acompanhado por um marcador de páginas exclusivo, um cartão postal e cupons de desconto de 10% em compras nos sites da Ex Machina e do Sebo Clepsidra.
Se você se interessou pelo projeto e quer saber mais sobre os outros pacotes disponíveis no crowdfunding ou mesmo sobre as metas atingidas com o valor arrecadado, acesse o sua página neste link.