Em uma entrevista ao Polygon (@paramountco), publicada na última quinta-feira (23), o vice-presidente da divisão de jogos da Paramount Global confirmou que uma adaptação do quadrinho The Last Ronin está em desenvolvimento.

De acordo com o próprio Doug Rosen, o título vai seguir a mesma ambientação apresentada na HQ, sendo uma versão sombria do universo das Tartarugas Ninja. Além disso, a aventura será centrada no single-player, com foco na narrativa do protagonista. Ou seja, mesmo que em alguns momentos de flashback a gente consiga controlar outras tartarugas, não teremos uma experiência online ou multijogador.

“Teenage Mutant Ninja Turtles: The Last Ronin está recebendo um RPG de ação em terceira pessoa, videogame AAA de um estúdio não identificado, provavelmente “alguns anos de distância” do lançamento. O título é inspirado nos jogos recentes de God of War.”
– @Wario64, via Twitter


As declarações do executivo ainda confirmaram que o game será um triple A (jogos produzidos com orçamentos altos), com inspiração em RPGs de ação em terceira pessoa, como os jogos mais recentes da franquia God of War.

O estúdio que está produzindo a adaptação ainda não foi revelado. Segundo Rosen, a Paramount encontrou o parceiro certo para produzir o ambicioso jogo, mas ainda faltam alguns anos para o seu lançamento.

Com essa fala, podemos assumir a Tribute Games, responsável por TMNT: Shredder’s Revenge (2022), e nem a Digital Eclipse, desenvolvedora de The Cowabunga Collection (2022), estarão envolvidas.

Pensando no escopo do projeto e nos planos da empresa que detém os direitos de divulgação dos personagens, faz sentido que outra desenvolvedora esteja à frente do novo jogo, uma vez que a Paramount pretende ter “várias abordagens” para a franquia, trazendo adaptações para diferentes públicos e faixas etárias, nos próximos anos. Começando pela animação Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem, que deve ser lançada este ano e vai acompanhar um jogo desenvolvido pela Roblox Corporation – ambos com foco em um público mais jovem.

Por sua vez, The Last Ronin é uma obra voltada para os leitores mais velhos, produzida pelos criadores originais dos personagens, Kevin Eastman (@kevineastmantmnt) e Peter Laird. Sua trama aborda um universo alternativo onde três das tartarugas e o mestre Splinter foram mortos em um mundo foi dominado pelo Destruidor.

Com isso, a tartaruga sobrevivente adota o nome de Ronin, uma máscara preta e todas as armas dos seus irmão caídos para lutar contra o vilão, criando um mistério perdurável sobre sua verdadeira identidade.

Originalmente, a HQs foram publicadas entre 2020 e 2022 pela IDW, nos Estados Unidos. Porém, a editora Pipoca e Nanquim (@pipocaenanquim) recentemente confirmou que vai trazer a obra para o Brasil ainda esse mês. O lançamento está previsto para o dia 31 de março e, comprando na pré-venda através deste link, você garante 30% de desconto no encadernado que compila as cinco edições do arco.

Doug Rosen ainda prometeu que mais informações sobre o game e novas adaptações das Tartarugas Ninja serão reveladas nos próximos meses e anos. Eu, Lucas Álvaro, prometo para vocês resenhas sobre as obras de Tartarugas Ninja muito em breve.